Não tenho nada contra religião nenhuma. Suporto todas, nunca reclamei dos crentes que gritam em vez de falar, nunca fiz nada de impuro dentro de uma igreja, nunca discuti com minha professora de Ensino religioso e nunca duvidei da existência de um deus. A única coisa feia que faço é mentir um pouco.=]
É tão engraçado observar que quando chegam os chamados dias santos as pessoas se tornam "bondosas e solidárias". Ah, como é bonito ver as professoras de bom humor na escola, as pessoas se desejando 'boa páscoa', os vizinhos que nunca te deram um simpels 'olá' sorrirem pra ti. Tudo lindo, tudo maravilhoso. E ainda existem os atos de de caridade, as boas ações. "Doe um quilo de alimento não perecível para os necessitados", "Contribua com um agasalho velho e esfarrapado que tu não usas mais", "Dê aquele bombom de café que sempre sobra para uma crinça faminta". Que generosidade, que auxílio aos sem proteção divina!
Ora, faça-me o favor! Quer fazer uma boa ação? Sorria aos que sorriem pra ti. Demonstre afeto ao que necessitam de um abraço. Converse com aquela pessoa que senta todo dia ao teu lado no ônibus e tu nem sabe como se chama. Isso é ser solidário. E isso não deve ser feito só nessas datas religiosas (que de religiosas nada têm), deve ser feito sempre. Deve ser algo involuntário(sim!), algo instantâneo. Não algo planejado.
Não vou criticar a religião nesse post (não que eu não tenha vontade, longe disso). A pouparei das minhas calúnias infundadas. Mas deixo aqui a minha revolta. Deixo uma pergunta que me enfentou durante toda a semana, em diversos lugares (e que me fez perceber o quão inútil e infeliz sou): Afinal, O QUE É SOLIDARIEDADE?
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Nada imperfeito para quem dizia que não estava bem. (Em qualquer sentido =])
Por isso que eu digo que só não faço aquilo por um certo problema de equipamento. =]
Vou tentar fazer um comentário, mas sem repetir muitas palavras. (O seu blog fica cheio de comentários! Isso é quase um sinônimo de qualidade. E quase pode ser distante, muito distante.) Assim sendo, somente responderei à última frase, que não é necessariamente uma pergunta sua.
Solidariedade é o caminho mais curto para alguém se aliviar de suas culpas. (Vide "O menino do cinto". O meu. =])
Agora, pra variar, o que falarei contra o que falei. Você conhece definições que usam a idéia de menor elemento de um conjunto? Se não conhecia, essa era uma. Só há um detalhe que faz com que tudo se perca: o Princípio da Boa Ordenação é propriedade dos naturais.
Doe esse comentário para alguém que precise mais. =]
Postar um comentário