domingo, agosto 12, 2007

sobre estudar

Um dos assuntos mais adorados pelos vestibulandos é o tempo gasto nos estudos. Há pessoas que se vanglorizam por passarem mais de cinco horas sobre os livros, já outras acham legal demais dizer que "estudar é para os fracos". Ora, não acho que o tempo influa tanto assim na aprovação. O que dita se alguém vai entrar para uma faculdade (enfatizando as federais) é o quanto aquela pessoa sabe, e isso não é determinado somente pelas horas de estudo. Estudar excessivamente prejudica (não só os estudos...), pois deixa-se de fazer outras coisas que antes eram prioridade e assim acaba-se criando um estado de grande cansaço e tensão nervosa. Claro, ninguém passa num veetibular federal sem estudar (o mínimo que seja). Mas não adianta passar os últimos três meses antecedentes ao da prova esquecendo de viver, trancado no quarto sobre uma pilha de cadernos e livros, se não se importou com os sete/oito anos anteriores de ida à escola. O ser humano se constrói pelo conhecimento que adquire.

2 comentários:

Fischer disse...

Um post como eu poderia ter feito quando fui mais novo! (Apesar de haver coisas que eu não escreveria. Por isso, o post ainda não é meu, de jeito nenhum.)
Ao menos posso torcer (quem sabe ousar tentar influenciar) para que quando quando chegues na minha idade (sob quaisquer curvas de nível [gradiente é um bonito nome para uma empresa... e tem um significado bonito fora disso]) estejas bem diferente de mim.

sopa de letrinha disse...

Estude o que achar necessário.
Eu nunca fui nenhum nerd em meus tempos de escola, 10 anos após ter terminado o ensino médio prestei vestibular (fiz um semi intensivo antes, mas nunca abri os cadernos de exercícios, odeio) passei em todos os cursos que eu pretendia e todas universidades públicas. Não fiquei nem perto das primeiras colocações é claro, mas ao menos não perdi minhas noites e madrugadas. A calma durante a prova é fundamental.
É isso.